Como acabar com as pontas Duplas

Como acabar com as pontas Duplas

como acabar com as pontas duplas

Como acabar com as pontas duplas? Viviane tem 27 anos, mora em São Paulo e é muito vaidosa, uma vez assistindo um programa de televisão viu uma reportagem sobre uma doença que chamou sua atenção, essa doença era Tricotilomania.

Uma doença em que a pessoa tem vício em procurar pontas duplas e abri-lás, arrancar os fios e, algumas pessoas até comiam os cabelos, logo que Viviane viu essa reportagem ela já se identificou.

Ficou chocada ao saber que isso é uma doença, já que ela costumava procurar suas pontas duplas e abrí-las, com toda sua vaidade Viviane percebeu que seus cabelos estavam ficando horríveis e ela sabia o porquê.

Sabia que deveria procurar alguém que ajudasse, porém ela sentiu vergonha de contar à alguém seu problema e acabou ignorando o fato de precisar de ajuda, todos os dias, no trabalho e na faculdade ela abria as pontas duplas e arrancava os fios.

E isso foi se agravando cada vez mais, até que um dia, Viviane estava percebendo alguma diferença em si, sem saber o que era, mas em seguida percebeu que seu cabelo estava ralo, ela sentiu um desespero.

Ao ver que foi consequência do vício que tinha em arrancar os fios e as pontas duplas, lembrou da reportagem e, por um instante, não tinha caído a ficha e não demorou muito para Viviane entrar em depressão.

Além de tudo, ela foi demitida do seu emprego e largou a faculdade que tanto amava por causa de uma simples coisa que ignorou à algum tempo atrás, aquele mulher alegre, sempre sorridente tinha morrido.

E sido substituído por uma que mal saía de casa, raramente se olhava no espelho e sentia vergonha de si mesma por não conseguir conter aquela vontade de abrir.

Até que finalmente sua melhor amiga a convidou para ir em um salão dizendo que tinha conhecido uma cabeleireira que estava disposta a ajudar e as duas foram ao salão.

Chegando lá, a cabeleireira cortou as pontas do pouco cabelo que tinha sobrado e assim como acabaram as pontas duplas quase acabaram os cabelos também, Viviane passou a usar por muito tempo o cabelo preso.

Com o tempo seu cabelo cresceu, o volume voltou e Viviane voltou a usar o cabelo solto, porém, depois de sua experiência nunca mais voltou a abrir as  novamente.

Todas as vezes que dava vontade ela se lembrava de tudo o que passou e não abria as pontas duplas e nem puxava os fios

E desde então, vem ajudando pessoas que sofrem da mesma doença que ela já sofreu por muito tempo.

Essa é uma história real, você já recebeu um caso parecido com esse e não soube como resolver?

Escrevi esse artigo para te ajudar a conhecer melhor as “tão temidas” pontas duplas

neste artigo você vai aprender:

  • O que são pontas duplas?
  • Por que o cabelo fica com pontas duplas?
  • Como identificar e qual técnica usar para saber se tem pontas duplas.
  • Qual é a solução para acabar com as pontas duplas?
  • E muito mais sobre esse assunto bem temido.

O que são pontas duplas?

Pontas duplas é uma problema muito comum, é quando o cabelo se divide em duas ou mais partes, um cabelo com pontas duplas fica com aspecto de ressecado e o cabelo cresce mais lentamente, pois vai quebrando onde tem pontas duplas.

Existem causas específicas e tratamentos específicos que vou mostrar ao longo deste artigo.

Porque o cabelo fica com pontas duplas?

pontas duplas

Os cabelos de suas clientes sofrem por desgaste natural, mas sofrem também por uso de secador de cabelo, química e até mesmo exposição ao sol.

Pontas duplas podem aparecer em cabelos naturais e cabelos que foram quimicamente tratados, as pontas duplas são um sinal de ressecamento nos fios

Colorações, descolorações e alisamentos  causam muitas pontas duplas, pois agridem a fibra capilar e podem ser prejudiciais ao cabelo e fazer as pontas duplas aparecem rapidamente.

Secadores e chapinhas ressecam o cabelo causando as pontas duplas, o hábito de encostar o secador no cabelo e deixar a chapinha parada no cabelo é algo que muitos cabeleireiros fazem e às vezes nem sabem que pode causar pontas duplas.

Não hidratar o cabelo também pode causar também, o cabelo ressecado é uma das causas mais quando se fala em pontas duplas.

Como saber se a cliente tem pontas duplas?

As pontas duplas são impossíveis de ignorar e muito fácil de identificar, existem alguns testes para identificar.

Você consegue verificar se existe pontas duplas cumprindo os seguintes passos.

1° Separe uma mecha, não muito grande, nem muito pequena.

2° Coloque a mecha contra a luz

3° Procure fios de cabelo divididos em duas ou três partes.

Você pode usar também, a técnica da folha.

Dica: Pergunta à sua cliente se o cabelo dela embaraça muito, pois quando o cabelo embaraça muito é um sinal de que existem pontas duplas no cabelo.

Existe teste para saber se o cabelo?

Existem alguns testes que você pode fazer no seu salão, aqui estão alguns deles.

1° Faça o teste de elasticidade.


Pegue um fio, enrole no seu dedo e depois estique, se o cabelo esticar e não voltar a normal, ou se esticar muito e depois quebrar, quer dizer que o cabelo está propenso a ter pontas duplas.

2° Faça o teste de aspecto.

Pegue o fio e passe o dedo para sentir se o cabelo está áspero, se o cabelo estiver áspero quer dizer que ele pode vir a ter pontas,  Então é melhor tratar esse cabelo antes que apareça as pontas duplas.

Essas duas técnicas são muito boas para identificar se o cabelo está saudável, se o cabelo não estiver saudável pode acabar aparecendo algumas pontas duplas.

Sua cliente te disse que costuma abrir as pontas duplas?

A cliente te disse que gosta de abrir as pontas duplas, isso não faz bem para o cabelo, você precisa dizer a ela que isso só vai piorar a situação do cabelo dela.

Essa mania de abrir as pontas é muito grave pois os cabelos crescem finos e vão sempre quebrando e depois que quebram, aparecem.

O melhor a se fazer com as pontas duplas é cortá-las, então se sua cliente chegar com pontas e não quiser mudar o comprimento do cabelo, existe uma técnica de corte que não altera o comprimento do cabelo e tira as pontas duplas.

Existe solução ?

o que é ponta dupla

É possível evitar que apareçam pontas, com alguns passos e cuidados:

1° Pentear o cabelo com cuidado.

Preste bastante atenção na hora de pentear o cabelo da cliente, parece muito simples, mas se fizer do jeito errado pode causar algumas coisas ruins para o cabelo.

A maneira correta é começar por baixo e depois subir, e sem puxar muito na hora de pentear, use um creme para pentear.

2° Sempre usar protetor térmico.

Recomende um bom protetor térmico para sua cliente, ainda mais se ela costuma usar secador, chapinha, babyliss…

Até o calor do sol pode causar pontas duplas, então o melhor é sempre usar um protetor térmico.

3° Remova as pontas secas

Remova todas as pontas secas do cabelo dessa cliente, pois se a ponta estiver seca vai ter pontas duplas ali.

Mesmo se a cliente estiver com dó de cortar convença ela dizendo que é necessário para deixar o cabelo dela mais saudável.

Porque assim irá eliminar qualquer foco de pontas duplas através da remoção das pontas secas.

4° Oriente sua cliente a fazer hidratações

Você pode fazer um pacote com hidratação e corte ou você pode recomendar que ela faça uma hidratação com os produtos que você indica.

Aposte em umectação com: Óleo de coco, óleo de argan, óleo de abacate e óleo de rícino industrializado.

  • Óleo de Coco

O óleo de coco é recomendado para cabelos com frizz, ressecados.

Óleo de coco restaura o cabelo já na primeira aplicação, pois é rico em vitaminas E e K que ajudam a hidratar e reparar o cabelo surpreendentemente.

  • Óleo de argan

O óleo de argan é indicado para cabelos que quebram facilmente, cabelos com química e cabelos danificados.

O óleo de argan é rico em vitamina E que ajuda contra o envelhecimento, desgaste do cabelo e ajuda no crescimento.

  • Óleo de abacate

O óleo de abacate é recomendado para quem tem o cabelo seco ou misto.

É maravilhoso para umectação, é rico em vitaminas A, B, D e E que ajudam a dar brilho e maciez aos cabelos.

  • Óleo de Rícino industrializado

Óleo de rícino é recomendado para quem tem cabelos com frizz, ressecados e danificados.

Eu recomendei o industrializado por empresas de cosméticos, pois o óleo de rícino puro tem um cheiro muito forte.

Algumas empresas já fabricam óleo de rícino perfumado.

Contém ômega-6, vitamina E e outras vitaminas que são importantíssimas para a saúde do cabelo.

5° Use a técnica do corte bordado nessa cliente.

Existe uma técnica que acaba com as pontas duplas, é a técnica do corte bordado, que eu falei em outro artigo leia clicando aqui.

Essa técnica não diminui nada no comprimento do cabelo, dá para fazer com tesoura e também tem uma máquina que foi feita especialmente para isso.

Não quer dizer que as pontas duplas nunca mais irão aparecer, até porque até o modo como as clientes secam os cabelos colaboram para as pontas duplas, mas vai resolver o problema das clientes por um bom tempo.

Essas foram as dicas que preparei hoje para você acabar com as pontas duplas de suas clientes, com esse artigo todas as suas clientes ficarão satisfeitas.

Conclusão…

Nesse artigo tenho certeza que você sairá com algumas armas contra esse grande vilão.

Enfim a conclusão que se tira que podemos resolver esse grande problema colocando as dicas em prática.

Lembre-se que conhecimento só é válido se colocamos em em movimento então se você tem alguma dica a mais coloque aqui nos comentários.

Surpresa somente para os guerreiros!

Você que é guerreiro (a) que leu tudo até aqui, merece ganhar uma surpresa muito boa, a surpresa é um ebook que vai te ajudar muito no seu trabalho.

Preparei um lindo e-book especialmente para você, é o e-book Arquitetura do Corte Perfeito, você pode retirar o seu clicando aqui.

David Rocha

David Rocha é Coach, Cabeleireiro, Colorista Capilar e Professor de Colorimetria capilar que ama Ensinar o que sabe.

4 thoughts to “Como acabar com as pontas Duplas”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *