Você conhece o visagismo?

Você conhece o visagismo?

 

Neste artigo eu vou te contar tudo o que você precisa saber sobre visagismo, que é fundamental que todos os cabeleireiros saibam, mas antes eu preciso que saiba de uma coisa.

Antes de começar a falar de visagismo eu preciso que você saiba porque o visagismo é tão importante para os cabeleireiros.

O visagismo é usado para criar uma própria identidade para sua cliente e não copiar aquele corte de uma atriz que sua cliente quer igual.

Com o visagismo você faz o corte e a cor perfeita para cada tipo de pessoa e o estilo de vida dela, fazendo com ela seja única e especial.

Por isso que algumas vezes sua cliente chega com aquela modelo de cabelo lindo querendo igual e quando você vai fazer fica ruim.

Agora que você já sabe o porque aquele cabelo fica bom em uma pessoa e em outra não fica, vamos ao conteúdo.

 

 

O que é Visagismo?

A palavra visage, em francês, significa rosto, é o nome que Fernand Aubry criou em 1937, para a arte de gerar uma imagem única.

Visagismo é baseado no motivo de a beleza existe quando as qualidades de espírito do cliente são reveladas com harmonia e estética.

É deixar o cliente lindo de acordo com o seu momento e também de que feio é uma expressão de algo negativo revelado.

Por isso é importante valorizar as diferenças de cada indivíduo e permitir que seus pontos sejam valorizados.

O cliente precisa estar envolvido nos processos de decisões, para isso é necessário uma entrevista de visagismo.

Para que tenha um resultado mais preciso é recomendável realizar a primeira entrevista utilizando uma ficha de avaliação denominada de ficha de anamnese.

O método é feito analisando o temperamento do cliente que é evidente pelas suas características físicas, analisa também o comportamento do cliente.  

Praticando a entrevista você vai descobrir a mensagem que o cliente quer passar com sua imagem.

Aqui no curso arquitetura do corte perfeito você estuda visagismo e como aplicar na pratica todo esse conhecimento clique aqui para saber mais

Quando o Visagismo veio para o Brasil?

Fernand Aubry, o criador do termo visage foi um dos primeiro a procurar uma imagem única para seus clientes.

Harmonizando o corte, o penteado, a maquiagem, o formato do rosto, tudo isso com um único propósito.

Com isso ele rejeitou a uniformização da imagem, os padrões de beleza e as imposições de modas e tendências.

Mas quem trouxe o visagismo para o Brasil foi Philip Hallawell, no início dos anos 2000.

Philip Hallawell escreveu o maior livro sobre o assunto; Visagismo – Harmonia e Estética.

Nesse livro ele ensina os princípios básicos de harmonia e estética, mostra como criar efeitos através da linguagem visual e da criatividade.

Quando surgiu o Visagismo?

O conceito do visagismo existe há muitos anos, porém foi Fernand Aubry quem definiu o visagismo como arte em 1937 em Paris.

Como estuda o visagismo?

É muito comum chegar uma cliente no salão com uma foto de uma atriz dizendo que quer o mesmo corte, a maquiagem.

Nós cabeleireiros sabemos que às vezes o corte não vai ficar bom como na foto da modelo que a cliente trouxe.

É quando entra o visagismo, você precisa observar o formato do rosto, a cor da pele e com esses dados definir o corte que a cliente vai precisar.

O objetivo do curso de visagismo é reeducar a forma como o profissional vê sua cliente.

Você precisa estar sempre disposto a ver o corte de uma forma diferente, incluindo diferentes fatores físicos do cliente.

Geralmente, é aplicado nas atividades: história do visagismo, imagem pessoal, beleza e estilo, cor da pele, expressões faciais, etc.

Um curso de visagismo online é mais viável pois você pode assistir sempre que quiser e quando tiver dúvida.

Como entender o visagismo?

É muito importante que você saiba identificar o formato do rosto, é o que precisa ser analisado antes mesmo de sugerir algum corte.

Para isso você pode fazer o seguinte: Tire uma boa foto de sua cliente, ela não pode estar sorrindo e nem com a cabeça levantada ou abaixada.

Depois basta imprimir a foto e traçar linhas no contorno do rosto da cliente e logo você saberá o formato.

Existem nove formatos de rostos, que são: Redondo, oval, triangular, retangular, quadrado, hexagonal de lateral reta e hexagonal de base reta, triangular e triangular invertido, e losangular.

Para cada tipo de rosto existe um corte diferente e observando isso você pode deixar suas clientes sempre lindas.

Como usar o visagismo?

Para usar o visagismo, como já foi dito anteriormente você precisa avaliar vários fatores da sua cliente, mas principalmente o formato do rosto.

Então aqui vai os exemplos de formatos do rosto.

  • Redondo: O rosto redondo tem as laterais curvas e o comprimento mede quase a mesma coisa da largura.Porém a testa é menor do que a medida das bochechas.
  • Oval: O rosto oval e o redondo são um pouco semelhantes, porém o que muda é o comprimento é a largura, a largura do rosto oval é dois terços da sua altura.
  • Retangular: A lateral é vertical é reta e vertical, se o ângulo das mandíbulas for abaixo da boca, o rosto é retangular.
  • Quadrado: As proporções do rosto quadrado é semelhante à do rosto redondo e o retangular tem a mesma proporção do rosto oval.
  • Hexagonal de base reta: Existe semelhança entre o rosto hexagonal e o rosto quadrado, porém quando o rosto é hexagonal de lateral reta o ângulo das mandíbulas é na altura da boca e na maioria das vezes o queixo é pontudo
  • Triangular Invertido ou losangular: A lateral do rosto é uma linha inclinada que vai em direção ao queixo e a testa é larga e, se ao invés disso a testa é triangular e as bochechas grandes o rosto é losangular.
  • Triangular: As mandíbulas são mais largas do que a testa, a lateral do rosto também é uma linha inclinada, porém é o oposto dos outros rostos.

Depois de avaliar cada tipo de rosto, você precisa o corte que ficaria perfeito em tal rosto, o objetivo é revelar o interior da pessoa na imagem externa.

É preciso entender quem é a pessoa e como ela é vista.

Porém, para o visagista ter precisão na avaliação de sua cliente, ele precisará usar diversos materiais de diversos disciplinas.

Assim como esteticista, dentista, cirurgião plástico, estilista, etc, tudo isso em conjunto para um resultado mais preciso.

A harmonia é a coisa mais importante para o consultor de visagismo, pois seu objetivo é harmonizar a imagem da cliente.

A estética é uma das principais aliadas do consultor visagista, pois ajuda muito ele para harmonizar a imagem da cliente através de recursos diferentes.

Como tratamentos de pele, depilação e outros outros procedimentos que ajudam no embelezamento e harmonização da sua cliente.

Contudo, o visagismo, a harmonia e a estética são a base para o trabalho do consultor visagista.

O visagista precisa fazer um projeto especialmente para cada cliente, onde deve descrever o tom da maquiagem, o corte, a cor do cabelo, se o cabelo deve ser preso ou solto.

O visagista tem que deixar a cliente à vontade para responder as perguntas, sem opinar nem criticar a vida dela.

É recomendável que todas as perguntas sejam espontâneas, pois quando uma pessoa sabe que está sendo avaliada ela geralmente mudar o comportamento.

É muito improvável que sua cliente acabe não gostando do novo corte de cabelo, pois é estudado mais do que apenas o formato do rosto, e sim a cor da pele e, etc…

Todo mundo passa por certos momentos na vida e, o consultor visagista precisa descobrir qual é o momento atual da sua cliente.

Visagismo e tipos de rostos.

  • Oval e redondo: O rosto oval e o redondo são um pouco semelhantes, porém o que muda é o comprimento é a largura, a largura do rosto oval é dois terços da sua altura.
  • Retangular: A lateral é vertical é reta e vertical, se o ângulo das mandíbulas for abaixo da boca, o rosto é retangular.
  • Quadrado: As proporções do rosto quadrado é semelhante à do rosto redondo e o retangular tem a mesma proporção do rosto oval
  • Hexagonal de base reta: Existe semelhança entre o rosto hexagonal e o rosto quadrado, porém quando o rosto é hexagonal de lateral reta o ângulo das mandíbulas é na altura da boca e na maioria das vezes o queixo é pontudo
  • Triangular Invertido ou losangular: A lateral do rosto é uma linha inclinada que vai em direção ao queixo e a testa é larga e, se ao invés disso a testa é triangular e as bochechas grandes o rosto é losangular.
  • Triangular: As mandíbulas são mais largas do que a testa, a lateral do rosto também é uma linha inclinada, porém é o oposto dos outros rostos.
  • Diamante: A testa e a mandíbula são estreitos e, as maçãs do rosto são grandes.

Essas formas dos rostos, são naturais de cada ser humano, tanto no rosto como no corpo.

É uma estruturação própria e única de cada pessoa, rápida a protestar durante alguns estímulos do ambiente.

A classificação mais conhecida do temperamento, surgiu na Grécia, durante os séculos 4 e 5 a.C.

Hipócrates criou um conceito com 4 humores corporais.

A estabilidade deles aponta a saúde, e a desestabilidade provocaria a doença, são quatro humores, o sanguíneo, o colérico, o melancólico e o fleumático.

Vou falar mais sobre os humores logo em seguida, mas antes preciso que você saiba mais sobre morfologia e visagismo.

Morfologia e visagismo.

O visagismo é o estudo dos traços faciais de uma pessoa que ajudará o visagista a decidir qual corte de cabelo é mais vantajoso conforme a sua fisionomia.

A estrutura facial de cada pessoa é determinada pela posição , pela forma e pelo relevo do ossos, considerando linhas, caráter, nariz e frente.

O corpo também é analisado e seus tipos também.

Observa-se a frente e o caráter analisando em busca de características marcantes ou prováveis defeitos.

Em seguida analisa-se o crânio a procura de irregularidades para realçar, dar volume ou diminuir o volume, dependendo do caso.

Os tipos de rostos são determinados pelo formato do rosto, incluindo as mistura entre eles.

Morfologia

O esqueleto da cabeça é composto pelo crânio  e pela face. O crânio é estruturado com a coluna vertebral e encontra-se junto da primeira vértebra cervical.

Os principais ossos da cabeça são:

  1. Maior mandíbula
  2. maxilar superior
  3. parede nasal
  4. frontal
  5. parietal
  6. esfenóide
  7. temporal
  8. molar
  9. mastoideo

A morfologia do rosto e do crânio é muito importante para definir o estilo do corte, penteado, cor, etc… Para isso, é necessário dominar o visagismo.

O que é Visagista?

O visagista é um terapeuta que analisa o rosto de suas cliente para ajudá-las a descobrir qual será o tipo de corte ou penteado, a cor do cabelo, etc…

O visagista observa cada linha do rosto dessa cliente, analisa também o momento que sua cliente está passando, a cor da pele, cada detalhe é válido.

Além dos traços do rosto, o visagista analisa o formato, pois existem formatos diferente e para cada formato é necessário um corte específico.

Esse corte precisa ser único e passar uma mensagem de confiança através da imagem da cliente.

A média de salário para um consultor visagista varia de R$ 1.000 a R$ 1.200, vai depender da consulta que você for fazer.

Tipos de temperamentos no visagismo.

Hipócrates definiu quatro temperamentos e cada um deles pode ser entendido a partir de quatro pilares.

Os tipos de temperamentos são:  Sanguíneo, Melancólico, Colérico e Fleumático.

Com ajuda da psicologia surgiram os quatro tipos de temperamentos no visagismo, através dele é possível entender as facilidades e dificuldades de uma pessoa.

Cada pessoa tem no mínimo dois temperamentos mais fortes em si, por exemplo uma pessoa sanguínea sempre terá outro temperamento predominante.

No visagismo isso também é considerado na hora de avaliar a cliente.

  • Temperamento Sanguíneo:

Pessoas com temperamento sanguíneo são pessoas mais extrovertidas e agitadas, que costumam se destacar sobre outras pessoas gesticulam muito, são inquietas.

Falam e riem muito alto, são curiosas e odeiam rotina.

O formato do rosto é hexagonal, os olhos são mais arredondados, a boca é larga e o nariz é salientado.

A cor que representa esse temperamento é a cor amarela.

  • Temperamento Melancólico:

Pessoas mais elegantes, charmosas, finas e que são atraídos pela arte, são sensíveis, quietas… O oposto do temperamento sanguíneo.

As pessoas que têm o temperamento melancólico tem o formato do rosto oval, e a cor que representa esse temperamento é a cor azul.

  • Temperamento colérico:

Pessoas com muita atitude, força e são decididas, são objetivas e geralmente são mais teimosas.

O formato do rosto é retangular, os olhos são expressivos, o queixo é  pronunciado.

A cor que representa esse temperamento é a cor vermelha.

  • Temperamento Fleumático:

Pessoas mais tranquilas, espiritualizadas, estáveis, pacificadoras e diplomáticas. E são muito amorosas e flexíveis.

O formato do rosto é meio termo, fica entre quadrado e redondo, os olhos são mais fechados e o queixo é pequeno.

A cor que representa esse temperamento é a cor roxa.

Quais são os melhores cursos de Visagismo?

  • Faculdade Anhembi Morumbi:

A faculdade Anhembi Morumbi oferece aulas teóricas e práticas com espaços para a atualização e aproximação com novas técnicas.

Dedicando-se a conteúdos como cosmetologia, química capilar, colorimetria e texturização, penteados e cortes de cabelo.

Seguindo os conceitos do visagismo.

A faculdade Anhembi Morumbi, além de todo conhecimento essencial para se formar um visagista, oferece diploma de curso superior.

Permitindo que o aluno faça uma pós-graduação de especialização, mestrado e doutorado, após sua formação.

A faculdade procura dar ao aluno uma visão mais ampla.

No curso de Visagismo e Terapia Capilar da Anhembi Morumbi, você aprenderá por meio de tecnologia educacional.

Inclui estudos em pequenos grupos, tutorias, simulação e realidade virtual.

A faculdade Anhembi Morumbi oferece muito mais benefícios além desses que citei nesse artigo, se você se interessou eu recomendo que você pesquise mais.

Pesquise e descubra tudo sobre a matéria aplicada nessa faculdade.

  • Curso de visagismo com David Rocha:

David ensina muito mais do que a simples análise física de uma pessoa: formatos de rosto, proporções, feições, cor da pele e análise corporal.

 

E muito outras coisas e também tem o Curso online ARQUITETURA DO CORTE PERFEITO QUE ENSINA Muita coisa de corte e visagismo Clique aqui para Conhecer

Obrigado até o próximo artigo!

CURSO DE COLORIMETRIA

2 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!