Estrela de Oswald e a Matemática da colorimetria capilar

Estrela de Oswald e a Matemática da Colorimetria Capilar

Estrela de Oswald, Algumas Questões interessantes devo observar:

  • Porque a maioria das pessoas não entendem e outras pessoas tem Medo dela?
  • Você tem medo da Estrela de Oswald?
  • Você sabe o que é a estrela de Oswald?
  • Você sabe o Motivo por que inventaram a Estrela de Oswald?
  • E o por que colocaram a Estrela de Oswald na Colorimetria?

Quem sabe você já fez essas perguntas e nunca teve essas respostas, mas hoje quero pelo menos criar duas coisas aqui para você 1° a vontade de aprofundar mais nesse tema e 2° Mostrar que se você praticar esse estudo a sua vida vai melhorar muito.

Você sabia que quem domina a Estrela de Oswald na Colorimetria, Faz trabalhos lindos de coloração. Se você não faz trabalhos lindos ou até mesmo quando vai colorir um cabelo e não sabe qual será o resultado,você está com um problema sério?

Se você Está com esse problema não entende nada da Estrela esse artigo será transformador, Se você tem medo de misturar as cores agora você terá Base para não errar em suas Misturas, você não aguenta mais essa situação, não é mesmo? Então segue lendo.

Estrela de Oswald e a Colorimetria, Qual é o seu Desejo?

Bom se você quer uma vez por todas aprender o que é e para que serve a Estrela de Oswald, e o porque devemos aprender sobre ela, e qual o motivo real de ter esse conhecimento. Leia até o final esse artigo!

Você deve estar bem curioso ou curiosa para saber que foi o abençoado que quis colocar isso em nossa Matéria, mas você entenderá que faz todo o sentido para você misturar as cores.

Estrela de Oswald e a Colorimetria, se aprende Praticando.

Antes quero contar uma história para ilustrar para que você assimile melhor o que você tem que aprender, em toda a minha vida tinha muita dificuldade em entender o porquê temos que estudar a essa tal de Estrela de Oswald e quem foi esse Criador?

Então achei muito complexo para minha cabeça e decidir deixar de lado essa questão,pois teria que entrar em conceitos científicos e históricos e esse não era meu objetivo, isso já aconteceu com você?

Entretanto mal sabia  que era fundamental aprender e colocar em prática  a Estrela de Oswald na Colorimetria , Então decidi aprender na prática por que só assim conseguimos entender o porquê das misturas.

Fiz alguns testes  peguei lápis de cor e pegue as 3 cores Primárias (Azul, Amarelo, Vermelho) e comecei A misturar e as cores, comecei a perceber que quando se misturavam se apareciam outras  cores.

Comecei a gostar de fazer as misturas e fui evoluindo, comprei tinta guache e fui misturando e fui aprendendo que se eu misturar cores quentes com as frias elas se neutralizam.

Moral da história você irá entender a Estrela de Oswald na Colorimetria quando você começar a Praticá-la, No final Desse Artigo  vou propor alguns exercícios para que você faça e assim já elimine a falta de conhecimento e aprenda de vez A Estrela de Oswald na Colorimetria.

Estrela de Oswald e a Colorimetria, O que é ? E para que serve?

Estrela de Oswald é uma das principais ferramentas usadas para entender as regras e conceitos utilizados pelos coloristas ou Colorimetristas. Funciona como um gráfico ou uma tabela para trabalhar o processo de coloração e neutralização de tons indesejáveis. Na prática, o profissional usa essas regras para eliminar tons incorretos ou criar uma nova cor.

Está na hora de você domine o assunto e a Estrela de Oswald seja sua Bússola para criar cores lindas nos Cabelos de Suas Clientes. Depois que você dominar você vai poder criar qualquer cor, isso é fantástico, não é verdade?

Estrela de Oswald e a Colorimetria, 3 Passos para que você nunca mais se esqueça.

Antes de continuar a leitura eu tenho só umas Regras para você, Ok? (SIGA O PASSO A PASSO, SIGA A REGRA, PRATIQUE TUDO O QUE EU ENSINAR PARA VOCÊ )

Estrela de Oswald e a Colorimetria, o 1# Passo começando com um Triângulo.

Nesse passo Vamos aprender que a estrela começa com um triângulo com as Três cores Primárias sendo o Vermelho, Azul e o Amarelo. Conforme o Desenho Abaixo seguindo essa regra você aprende que o triângulo começa com as 3 cores Primárias.

Estrela de Oswald e a Colorimetria, o 2# passo Formando a Estrela de Oswald

Essa Segunda parte agora é revelada Com as Cores secundárias, Cores que são as misturas das cores Primárias, exemplo Amarelo + Azul = Verde, Azul + Vermelho = Violeta e Vermelho + Amarelo = Laranja. Bom as cores Secundárias são as misturas das Primárias.

Estrela de Oswald e a Colorimetria, o 3# passo Formando as cores Terciárias.

Agora finalmente a terceira parte que nesse caso são as cores Terciárias e na minha opinião a mais importante por que você verá cores que se revelam em muitos Cabelos, Exemplo Comum é o Amarelo-Laranja.

Bom Nessa parte as cores são as misturas das cores secundárias com as Primárias exemplo clássico Amarelo + Laranja = Amarelo-Laranja.

Mas se eu misturar as cores Primárias Qual cor vai revelar?

Neste caso quando se mistura as cores primárias a cor que se revelará e sempre o marrom assim a cor se neutralizando.

amarelo + Vermelho + Azul = Marrom

Então agora descobrimos que as cores opostas na estrela de Oswald são nada mais ou nada menos que a mistura das cores Primárias sendo assim O violeta neutraliza o Amarelo misturando elas se revela o marrom.

Estrela de oswald e a Colorimetria, Desafio!

Seguindo Esses Passos Você já Domina As Principais Misturas que vamos fazer em Colorações, eu recomendo em você estudar muito até entender tudo isso.

Estrela de Oswald e a Colorimetria, aprender é colocar em Prática!

Neste Artigo  Você aprendeu que A Estrela de Oswald e a Colorimetria nada mais é que uma tabela que vai te guiar para você ter a certeza que quando você mistura uma cor você sabe qual cor irá revelar.

Estrela de Oswald e a Colorimetria, Conclusão.

Neste Artigo  abordamos O que é A Estrela de Oswald As suas Características e para que serve. Que as Misturas das cores Primárias formam as secundárias e as secundárias com as primárias formam as terciárias. Agora é sua Vez.

Quero propor um desafio Compre três anilinas que são pigmentos comestíveis Compre o azul o amarelo e o vermelho. E comece a misturar e formar as cores das Estrela de Oswald e filme ou tire Fotos e poste no Grupo secreto do Facebook.

Mais uma dica Bônus:

Um super dica de como usar a Estrela de Oswald para matizar.

Agora você aprende Praticando Esse é o nosso desafio. Agora é hora de dar Tchau e um beijo no coração do seu grande amigo David Rocha.

David Rocha

David Rocha é Coach, Cabeleireiro, Colorista Capilar e Professor de Colorimetria capilar que ama Ensinar o que sabe.

35 thoughts to “Estrela de Oswald e a Matemática da colorimetria capilar”

  1. Só tenho a declarar que em pouco tempo te segui do e ainda concluindo o seu curso de colorimetria para iniciantes eu já aprendido mais do quer todos que já tomei e nenhum , nenhum mesmo sem tanta riqueza de conhecimento como é o seus. Deus te abençoe!

      1. Obrigado Devid rocha por sua atenção vc um Cabelereiro nota mil. Amo seus trabalhos sua disponibilidade para ajudar as a melholhora na sua profissão sua ajuda tem sido muito importante para nós Que Deus lhe abençoe sempre e lhe dê muita sabedoria . Muito mas muito obrigado mesmo valeu. Devid rocha.

      1. JÁ procurei de tudo quanto foi jeito e não consigo descobrir quem foi Oswald…Preciso fazer um trabalho falando sobre ele, nervos em pânico kkk

  2. Olá David Rocha , sou cabeleireira pouco mas de quatro anos ,fiz um curso de um ano de estudo,colorimetria fez partir do curso porém muito pobre meu conhecimento no assunto , até me aceitar no seu grupo no face ,assisto todos seus vídeos apreedir muito com vc.Quero ser uma colorista profissional só tenho agradecer por vc ter aberto esse lek de conhecimento sobre colorimetria obrigada !!!

  3. Eu não sabia sobre colorimetria pq nos (salões) fazem descoloração passam uma violeta com creme vc saí bela e formosa depois que lavei o cabelo tem várias cores todas cabeleireiras deveria fazer este estudo de colorimetria inclusive Eu

  4. Bom dia David Rocha, quero agradecer ricamente, por tudo , tinha uma visão muito errada de colorimetria , mas vc apareceu nas nossas vida. Aprendi que nos cabeleireiros não souber o que significa , colorimetria de verdade não somos cabeleireiros. Muito obrigado por fazer parte de nossas vidas. Vc é o melhor professor que vi.

  5. Sensacional todos os artigos excelente explicação e entendimento! Fiz um curso básico que não me ensinou tanto como deus artigos. SHOW!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *